A diretoria da Sociedade Brasileira de Geofísica Espacial e Aeronomia vem a público manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento do Prof. Edvaldo de Oliveira Alves (Mará) da Universidade Estadual da Paraíba, sócio fundador da SBGEA, ao mesmo tempo em que presta condolências a familiares e amigos pela irreparável perda ocorrida nesta tarde de segunda-feira. O Prof. Edvaldo deixa esposa e um filho.

A diretoria

+++++++++

Prof. Edvaldo de Oliveira Alves (Mará)
O Prof. Mará era formado em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (1992) e em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) (1992). Fez especialização em Física na Universidade Federal da Paraíba (1996) e mestrado em Física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Ele ingressou na área de ciências atmosféricas no seu mestrado acadêmico em Meteorologia que concluiu em 2007 na UFCG. Fez seu doutorado também em Meteorologia pela UFCG (2012).
Ele era professor efetivo da UEPB desde 1993 e lecionava diversas disciplinas para os cursos de graduação da UEPB. Ele era docente dos programas de pós-graduação em Ciências e Tecnologia Ambiental (UEPB)  e Mestrado Nacional profissional em Ensino de Física. Ao longo de sua carreira, contribui com diversas funções administrativas da UEPB, incluindo mais recentemente, a direção do Centro de Ciências e Tecnologia. O prof. Edvaldo era integrante da recém criada comissão de eventos da SBGEA.
Na área de aeronomia, O prof. Edvaldo estudou ondas ultra-rápidas de Kelvin e interação não-linear de marés atmosféricas com ondas planetárias, que é um tema de bastante relevância nas pesquisas atuais em física da atmosfera.
Tive a grata oportunidade que conhecer Mará em ocasiões acadêmicas diversas:
1. Quando fiz graduação, ele era o coordenador do curso de Licenciatura em Física da UEPB e a primeira matrícula que ele assinou foi a minha. Ao longo do curso, ficava sempre agradecido pela sua prontidão e competência para nos orientar da melhor forma possível (o detalhe é que ele conhecia de cabeça a legislação da universidade e sempre citava os artigos das resoluções com exatidão);
2. O prof. Mará lecionou para minha turma a disciplina de Física Geral III, sempre pontual, responsável e inovador. Hoje como professor de física, uma das minhas disciplinas preferidas é exatamente Física III, porque tenho o professor Mará com uma referência. Para mim, é sempre gratificante repassar para os estudantes o significado físico de uma tomada de 220v.
3. Nós cursamos o mestrado em meteorologia juntos, fizemos exatamente as mesmas disciplinas, estudamos juntos para provas, seminários, etc. Nessa época conheci o estudante Mará sempre curioso e preocupado em aproveitar ao máximo o que nos era ensinado.
4. Atualmente, éramos colegas de trabalho (mesmo que em instituições distintas). ele estava sempre prestativo para nos ajudar, sempre disponível para discutir processos físicos da atmosfera.
Gostaria de encerrar manifestando minha gratidão pelo excelentes momentos que tivemos juntos, discutindo, física, política, futebol, pedagogia infantil, etc. Além disso, gostaria de dizer que é mais fácil entender limites quando se exemplifica um “cabelinho de sapo” como ilustração.
Igo Paulino
Categorias: Documentos