Histórico

A ideia de criação da SBGEA iniciou-se em 2006 quando um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais se organizaram para promover o I Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia, que realizou-se na sede do INPE em São José dos Campos, no período de 23 a 26 de outubro de 2006.

Na segunda edição do simpósio, realizada em Campina Grande de 08 a 11 de setembro de 2008, foi feita uma reunião com os profissionais da área para debater o futuro das pesquisas em Geofísica Espacial e Aeronomia e, na oportunidade, foi colocado em pauta a necessidade de criação da sociedade para organizar melhor as políticas científicas para o futuro.

Em sua terceira edição do SBGEA, realizada em Armação dos Búzios de 01 a 03 de setembro de 2010, um grupo de trabalho foi montado para elaborar o estatuto que seria apreciado na edição seguinte do evento.

Na quarta edição do evento que aconteceu em São Paulo no período de 10 a 14 de setembro de 2012, a assembleia com os participantes do eventos aprovaram por unanimidade o texto base do estatuto da Associação Brasileira de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA) e dava-se oficialmente início a SBGEA como associação civil.

No decorrer da primeira gestão da diretoria da SBGEA foi feita uma força tarefa para registro do estatuto e criação do CNPJ da associação, quando o evento chegou a sua quinta edição, que foi realizada em Natal de 29 de setembro a 03 de outubro de 2016, a associação já estava oficialmente funcionando. Naquela edição do evento, a assembleia geral reconduziu a diretoria, por mais um mandato para finalizar o processo de estruturação da SBGEA.

O simpósio completou dez anos de aniversário em Jataí e ocorreu no período de 26 a 30 de setembro de 2016. Durante o evento, a assembleia elegeu e deu posse a atual diretoria que está empenhada em consolidar a SBGEA no seu caráter nacional e como patrimônio da comunidade brasileira de Geofísica Espacial e Aeronomia.